quinta-feira, 14 de abril de 2011

Muitos Ovinhoss do Coelhinho...Com moderação PODE!

O diabético pode comer ovos de Páscoa?

Entrevista com a nutricionista Flávia Giordano, de São Paulo

Poucos resistem a um chocolate. Muito menos na época da Páscoa, quando é impossível entrar em um supermercado e não se deparar com verdadeiras “tendas” decoradas com os tradicionais ovos de chocolate dos mais diversos tipos, em embalagens de apelo visual tentador. O que fazer quando se tem diabetes e a vontade de se deliciar com os presentes do coelhinho bate à porta? A nutricionista Flávia Giordano, da consultoria Nutricompany, de São Paulo, dá as dicas.

Flávia Giordano – “O chocolate é um alimento que desperta sensação de bem-estar porque atua diretamente no cérebro, é energético e, de quebra, pesquisas mais recentes nos mostram que faz bem ao coração porque contém antioxidantes provenientes da semente do cacau. Alguns estudos indicam também que a gordura do chocolate não eleva o colesterol.
Todos esses benefícios não tornam seu consumo liberado no que se refere às quantidades: precisamos pensar em seu valor calórico. O ideal é limitar o consumo a 30 gramas por dia. Para se ter uma noção do que isso significa, um Bis, por exemplo, tem 7,5g; um bombom Alpino tem 15g. Cada 30 gramas de chocolate ao leite tem em média 170 Kcal e um bombom Sonho de Valsa, que pesa 24 gramas, tem 114 Kcal .
Quem tem diabetes não precisa restringir-se ao chocolate dietético. Para consumir o chocolate normal, é preciso apenas ter controle da quantidade de carboidratos diária. O chocolate ao leite de 30 gramas de peso tem em média 15 gramas de carboidratos (veja abaixo alguns exemplos de chocolate que contêm essa quantidade de carboidratos). Se o chocolate for recheado, porém, esse cálculo é diferente. É o caso de um chokito, que tem 32 gramas, mas contém 24g de carboidratos.
Além de calcular a ingestão de carboidratos, o portador de diabetes pode procurar amenizar os efeitos do chocolate sobre a glicemia consumindo o produto após a refeição, em substituição a uma sobremesa. A presença de outros nutrientes inclusive fibras faz com que a absorção não seja imediata, diminuindo a possibilidade de uma hiperglicemia. Por isso, é aconselhável ingerir o chocolate associado a uma fonte de fibra, uma fruta, por exemplo. Se preferir, a dica é derreter o chocolate ao leite e molhar nele morangos, damascos, pedaços de maçã. Espera-se esfriar e pronto... A sobremesa é apetitosa e tem menor quantidade de chocolate. Mas, atenção: não vale exagerar para não extrapolar no carboidrato da fruta.
Se optar pelo chocolate apenas, o cálculo deve ser o de que 15g de carboidrato desse alimento podem substituir um pequeno pedaço de fruta, uma xícara de leite, uma fatia de pão ou 1/2 xícara de cereais.
Vale ressaltar que se houver exagero pode-se compensar ingerindo mais fibras - que são carboidratos complexos -, líquidos não calóricos e sem glicose, como os chás, principalmente o verde que tem antioxidantes.
O chocolate amargo é o mais rico em antioxidantes porque tem mais massa de cacau e menos manteiga de cacau; o chocolate ao leite, como recebe leite em pó na massa, tem mais proteínas e cálcio, e o branco não traz muitos benefícios, já que é praticamente composto de manteiga de cacau.
Outro cuidado indispensável é promover o ajuste na dose de insulina de acordo com a proporção de carboidrato ou conforme recomendação médica.”

Todos os produtos que se seguem contêm, por porção descrita, aproximadamente 15 g de carboidratos:

Bolo de chocolate caseiro - 1 fatia fina
Bolo de cenoura caseiro - 1 pedaço pequeno(4 x 4 x 2 cm)
Bombom tipo ouro branco ou sonho de valsa - 1 unidade
Negresco® recheado - 2 unidades
Negresco® coberto com chocolate - 1 unidade
Brigadeiro - 2 unidades médias-“festa”
Mousse de chocolate Gold® já preparado - 150 g (3 copinhos de café)
Kinder ovo® - 1 unidade
Chocolate em pó Garoto® - 3 colheres de sopa rasas
Nescau® tradicional - 1 colher sopa rasa
Ovo Maltine® tipo “suíço” - 1 colher de sopa cheia
Dan top® - 1 unidade


www.diabetesnoscuidamos.com.br/gente_duvida_mes.aspx?id=394



João Pedro já escolheu o seu....


Um comentário:

  1. Parabéns pelo site! Artigos de muito conteúdo e de qualidade.
    http://programadiabetesdominada.info/

    ResponderExcluir